Como seu clube se reune????

Reuniões bem planejadas fidelizam associados
Reuniões bem planejadas fidelizam associados

Passados 34 anos de associado a um Rotary Club, ainda assim a gente se vê as vezes pensando como adequar as reuniões rotárias aos padrões atuais, onde o mundo determina um tipo de convivência diferente de um passado não muito distante.
E percebemos então que muitas vezes a evasão dos nossos clubes acontecem, resultantes de reuniões desinteressantes que levam o associado a pergunta semanal de vou ou não vou a reunião do meu clube?
Os associados mais antigos, como meu caso, tem um caso de afinidade com a entidade e com os associados também de muitos anos, numa amizade mais consolidada e que suplanta as vezes ate mesmo o fato da reunião ser vazia. Se bastamos por nossas afinidades, por nossa amizade e pelo hábito, isso mesmo hábito de muitos anos de comparecer.

Todavia me coloco no lugar de associados mais recentes, que não tem lá todos estes vínculos de amizade e muito menos ainda o hábito de comparecer semanalmente. O que levaria eles na verdade a estar presente nas reuniões, “fora” o compromisso assumido na posse de estar sempre presente. Acredito que um pouco dai podemos debitar as reuniões pouco elaboradas ou planejadas pela grande maioria dos clubes, que “deixam” para pensar sobre a reunião na semana que ela será realizada.
Dai vemos inúmeros clubes realizando todas as semanas reuniões onde são tratados tão e somente os assuntos do clube, como eventos, etc...O associado falta a duas reuniões e quando volta se depara com os ingressos para vender do evento rotário, com aquela famosa frase ouvida em quase todos os cantos “no Rotary você não é obrigado a vender nada, mas não pode devolver...” ocasionando quase sempre baixa de associado diante desta afirmativa tão longe dos preceitos de nossa Prova Quadrupla.

Assim há algum tempo é pensado o que fazer para EQUILIBRAR nossas reuniões de modo que não sejam apenas reunião do clube, mas sim de ROTARY. Diante disso pensamos em sugerir que a primeira reunião do mês seja ADMINISTRATIVA, a segunda e terceira contendo uma palestra interessante (previamente agendada com tempo, para o palestrante trazer o seu melhor sobre o assunto) e por fim na quarta reunião do mês uma reunião de companheirismo, festiva, esportiva ou social descontraída onde os associados possam interagir de forma mais leve e descontraída.

Assim conseguiríamos ter um clube com reuniões mais interessantes e quem sabe mais voltadas a fazer a fidelização do seu quadro de associados. Quem não gosta de saber de conteúdos novos pelas palestras, quem não gosta de um momento mais profundo no clube para discutir as ações e decisões do clube, e quem não gosta de vivenciar um momento de companheirismo descontraído entre os associados.
Entendemos que essa é uma das fórmulas que um clube pode adotar para EQUILIBRAR sua vivência rotária, e quem saber desfrutar mais de nossa organização. Com certeza não é a formula mais desejada ou a única formula de proceder em reuniões rotárias de 1 hora semanal. Quem tiver uma formula mais interessante, que produza fidelização e que promova o Rotary com mais intensidade pode informar nossa comissão do DQA, que estamos abertos a essa discussão. Refletir sobre nossa condução das reuniões é importante e fundamental para nosso crescimento e consolidação como clube de serviço neste momento atual.

Localizar site dos clubes